Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SÃO THOMÉ: Apresentação da pesquisa

PEDRA SÃO THOMÉ : VALORAÇÃO REGIONAL POR MEIO DA REVITALIZAÇÃO DA PAISAGEM E DA IDENTIDADE CULTURAL

Este projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Aglomerado Produtivo Local da Pedra Quartzito São Thomé (APL São Thomé), no estado de Minas Gerais. Espacialmente se desenvolve em torno do município de São Thomé das Letras.
Para maior alcance dos resultados, o projeto tem o caráter integrador com os mineradores, com as Associações dos Mineradores, Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras, Câmara dos Vereadores e a população da cidade, buscando a melhoria da qualidade ambiental no APL São Thomé e enfatizando os aspectos ambientais, paisagísticos, logísticos, econômicos e sociais de áreas urbanas submetidas a degradação intensa por atividades de mineração. O trabalho conjunto com a população, fator importante para uma compreensão realista dos problemas abordados e, ao mesmo tempo, importante para a difusão dos resultados da pesquisa, foi também um dos motivos que levou ao pedido de expansão de seu prazo de execução.
Por outro lado, o município dispunha de poucos dados e registros de mapas cadastrais e urbanos, tendo sido necessário a confecção de todas as bases e seu lançamento em arquivos digitais para posterior elaboração do levantamento e análise dos dados necessários, bem como pesquisas exaustivas em instituições públicas e privadas que contém informações complementares para a pesquisa, como exemplo a FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente. O aspecto positivo é que estas importantes bases de dados poderão ser usadas também em futuros planejamentos da cidade.
Tendo como base a sustentabilidade regional o projeto está estruturado em quatro eixos complementares. O primeiro envolve a dimensão urbana e a paisagem do município São Thomé das Letras. O segundo aborda a dimensão dos produtos em desenvolvimento e a serem desenvolvidos. O terceiro envolve as pessoas por meio da educação ambiental e relativa ao patrimônio cultural. Por fim a vegetação por meio da restauração ecológica é o foco do quarto eixo. Envolvendo os quatro eixos foi realizado um survey que terá sobre todos os eixos importantes reflexos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário