Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

QUAPÁ-SEL Núcleo Belo Horizonte: Apresentação

A pesquisa desenvolvida pelo Laboratório da Paisagem da Escola de Arquitetura da UFMG, LAP UFMG, com apoio da FAPEMIG faz parte de uma rede nacional de estudos sobre o paisagismo urbano, e vem sendo desenvolvida desde 2008. É um projeto centralizado no Laboratório da Paisagem /Projeto Quapá do Departamento de Projeto da FAUUSP, que vem desenvolvendo desde 1994 o Projeto QUAPÁ Quadro do Paisagismo no Brasil. O projeto “Os Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil” tem como objeto os sistemas de espaços livres da cidade contemporânea brasileira e a constituição da esfera de vida pública e eles relacionada. Os objetivos são os de aprofundar as discussões caras aos arquitetos paisagistas sobre os espaços livres existentes nas cidades; verificar esses espaços como representantes de uma condição da vida cultural urbana; analisar como os poderes públicos urbanos atuam com relação a eles; construir, a partir da vinculação entre espaços livres e vida pública, um referencial interpretativo da contemporaneidade urbana brasileira. Para tanto, intenta-se que a discussão atinja à escala nacional por intermédio da estruturação de uma rede de pesquisa, cuja constituição será fomentada pela coordenação nacional sediada em São Paulo, na FAUUSP. Este projeto conta com a participação de diversos laboratórios e grupos de pesquisa de instituições superiores públicas e privadas de todas as regiões do país. Nesta pesquisa, serão explorados através de núcleos de pesquisa, os casos de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Luis, São Paulo, Salvador e Vitória.
O caso de Belo Horizonte, que aqui se apresenta, levantou os principais aspectos sobre sistemas em geral e sua aplicação no conceito de paisagem.
O resultado é a somatória de conhecimentos, esforços e dedicação de todos os membros da equipe do Laboratório da Paisagem, coordenada pela professora doutora Staël de Alvarenga Pereira Costa que contou com a experiência profissional e científica das pesquisadoras associadas professoras Dra. Maria Cristina Villefort Teixeira, Dra. Marieta Cardoso Maciel e Dra. Lúcia Capanema Álvares.





Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa!!!
    Vou divulgar o trabalho em outras redes de relacionamento social.
    um abraço a todos,

    Helena Degreas
    QUAPASEL - SP

    ResponderExcluir